NFe
Trocando de empresa
Se você possuir mais de uma empresa, você pode navegar entre empresas a qualquer momento, basta clicar no nome da empresa que está selecionada no momento:
Navegando até NFe
Após selecionar a empresa desejada, navegue para a área de documentos clicando em seu respectivo botão:
Ao entrar em documentos você estará automaticamente na aba de NFe, se não estiver basta clicar na aba NFe:
Colunas
- Situação: O status do documento (Em que passo que ele está).
- Pendência: O status da pendência do documento (O status que ele está).
- Inclusão: Data que o documento foi incluido no Entries.
- Emissor: Emissor do documento.
- Natureza: Informa a natureza do documento.
- Numero/Serie: Número e Série do documento.
- Valor: Valor Total do documento.
- Emissão: Data que o documento foi emitido.
- Manifestação: Se documento já foi manifestado.
- Visto Gestor/Requisitante: Informa se o documento incluído foi aprovado ou rejeitado pelo Gestor ou Requisitante.
- Contas a Pagar: Informa se o documento já consta como pago no ERP.
Inclusão de NFe
Automaticamente o PED irá baixar todas as NFe's vindas da receita alguns minutos após elas serem autorizadas e liberadas para download. Mas você também poderá incluí-las manualmente pela chave ou pelo xml caso possua:
- Por chave (Devem ser separadas por virgula ou uma em cada linha)
- Por XML
Ambos não devem ultrapassar 10 elementos (Por exemplo: 5 chaves e 6 XML's)
Entendendo as situações do documento
Incluído: esta é a primeira situação do documento, nesta fase o documento esta esperando para ser manifestado e baixado da receita.
Baixado: quando o documento esta baixado, a comunicação foi completa e o XML foi baixado, o documento será agora processado pelo PED.
Pendente: quando o documento está pendente, significa que o PED encontrou algum tipo de pendência neste documento Veja: (Resolvendo as pendências)
Aprovado: após ser resolvidas todas as pendências, o documento virá para aprovado, o que significa que estará pronto para ser lançado. Os documentos aprovados serão lançados automaticamente pelo PED em alguns minutos, mas você pode lança-los manualmente pela opção Lançar agora do menu do documento.
Aprovado**: o documento teve algum erro quando estava tentando ser lançado, clique na opção Processo para ver mais detalhes.
Lançado: o documento foi lançado pelo PED.
Lançado**: o documento foi lançado manualmente pelo Protheus antes de ser lançado pelo PED.
Cancelado: o documento foi cancelado pela receita.
Resolvendo as pendências
Quando o documento está pendente, a opção Processo no menu do documento estará liberada, clique nela para ver os detalhes do documento.
- Essa coluna irá mostrar em qual pendência está no momento.
- Clique nessa opção para resolver as pendências no documento.
Cadastros Fiscais
-
Produto-Emissor
- Produto do protheus que será relacionado com o produto que veio do Xml.
- Fator de Conversão do produto de acordo com a unidade do Xml e unidade do protheus.
- Clique em Salvar e após salvar todas clique em reprocessar no final da página.
-
Produto:
Quando o produto está bloqueado ou foi excluido no Protheus.
-
Regras de Entrada:
O cadastro do cfop deve ser completado nas Regras de Entrada. Clique em editar no cfop correspondente, complete o cadastro e volte na tela de processo do documento.
Para mais detalhes veja: Regras de Entrada.
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Divergências entre Cfop's:
Isso acontece quando você tem mais de um CFOP na mesma nota mas cadastrou informações diferentes para cada um nas regras de entrada. Para corrigir basta editar os CFOP's para ficarem iguais.
-
Tipo de Produto em Regras de Entrada:
Os tipo de produtos usados para os produtos na nota devem ser cadastrados para o CFOP nas regras de entrada. Clique em incluir tipo de produto no menu do CFOP, preencha e salve as informações e volte para tela de processo do documento.
Para mais detalhes veja: Regras de Entrada.
-
Fornecedor:
O fornecedor pode ter sido bloqueado ou excluido do protheus.
Recebimento
Para confirmar o recebimento dos produtos, basta selecionar os produtos e clicar em receber.
1.Selecionar os documentos
2.Clicar em Receber
Pedido
- Selecionar o devido pedido para cada produto.
- Clicar em Salvar.
Documento Referênciado
- Selecionar o devido item e documento referênciado para cada produto.
- Clicar em Salvar.
Pagamento
- Selecionar uma condição de pagamento.
- Depois de selecionar serão gerados as parcelas do pagamento logo abaixo, você pode customizar dastas e/ou valores destas parcelas. Contudo, o valor total da soma das parcelas deve ser o mesmo do valor da nota.
- Parcelas que vieram no Xml.
Depois disso, basta clicar no botão Salvar.
Codificações Contábeis
- Selecionar para qual produto você deseja cadastrar codificações.
- Clicar em Editar.
- Clicar em Adicionar.
- Preencher as informações, o total das porcentagens deve ser 100.
- Clicar em Salvar.